Skip to content

Cirurgia robótica

O que é a cirurgia robótica?

A Cirurgia Robótica é uma tecnologia desenvolvida nos EUA nos anos 2000 e desde 2008 vem sendo utilizada no Brasil. O robô trouxe através da maior precisão dos movimentos e melhor visualização pelo cirurgião, uma melhor eficácia das cirurgias quando comparado a cirurgia laparoscópica tradicional. Essas vantagens incluem uma diminuição na quantidade de perda de sangue, redução do desconforto do paciente, menor tempo de internação e cicatrização.

A cirurgia é feita através de pequenas incisões na pele do paciente onde serão inseridos uma câmera chamada endoscópio e os instrumentos cirúrgicos.

Quando a cirurgia Robótica é indicada?

Na urologia, o robô pode ser aplicado para tratamento de várias doenças, mas as principais vantagens são para casos de câncer de próstata e câncer de rim.

Quais os benefícios da técnica?

A qualidade da imagem (3D) visualizada pelo cirurgião associados aos movimentos mais delicados e precisos das pinças do robô, tornam o procedimento mais preciso e eficaz.

Como exemplo, a técnica tem como benefícios:

  • Menor tempo internado;
  • Menor sangramento;
  • Retornar as atividades do dia a dia mais rápido;
  • Diminuição das complicações cirúrgicas (Ex: impotência e incontinência nas cirurgias de próstata). 

Dúvidas frequentes:

Contrário do que muitos acham, o robô não opera sozinho. As pinças do robô que estão dentro do paciente são controladas pelo cirurgião que está sentado em um console ao lado do paciente.

Infelizmente, até o momento nossa cidade ainda não tem robô, mas a cirurgia pode ser feita nos principais Hospitais de São Paulo e Campinas.

Infelizmente a cirurgia ainda não faz parte do Rol de procedimentos da ANS que permite a realização do procedimento pelo plano de saúde, mas muitos planos reembolsam parcialmente o paciente.

Reproduzir vídeo

Certificação

Possuímos o certificado para a realização de cirurgias robóticas.

Consulte-nos para os seguintes planos atendidos: